Link Juice: O que é e como afeta o SEO? | Súmate

7 de diciembre de 2018

Escrito por Teresa Oter

Quando posicionamos o nosso site na Internet, e especialmente nos motores de pesquisa, devemos trabalhar nos links SEO e na autoridade do nosso site, uma vez que sabemos que o Google posiciona os sites em função da sua autoridade e relevância, entre outros fatores SEOPara tal, um dos conceitos importantes a ter em conta é o Link Juice.

O que é o Link Juice?

Poderíamos resumi-lo no seguinte: é a autoridade que transmite uma página através de um link, e deve fazer parte da nossa estratégia de link earning. Com ele é possível melhorar o posicionamento orgânico através de links de qualidade.

O exemplo de Link Juice mais utilizado para explicar este processo é imaginar que o nosso site – ou melhor, a autoridade do nosso site – é como um copo de sumo, cujo conteúdo se transmite a outras páginas através dos links que contém. Desta maneira, aumentará a quantidade de sumo ou autoridade total das páginas vinculadas, sejam internas ou externas.

Esquema de uma correta distribuição de link Juice

Como funciona a divisão do Link Juice em SEO?

Resumindo, cada página vinculada num site recebe uma parte proporcional de Link Juice desse mesmo site, isto é, recebe maior autoridade. Por isso, quanto mais sites se ligam à nossa página, mais Link Juice obterá, e uma maior autoridade repercutir-se-á numa melhoria do posicionamento do nosso site.

Isto não apenas influencia a quantidade de sites que se vinculam a nós e a sua autoridade, mas também o número de outras páginas que se estão a vincular a essa página. Por exemplo, se nos vinculam a muitas outras páginas de outras fontes, o nosso site não receberá tanto Link Juice como receberia se nos vinculassem apenas a nós. Utilizando o exemplo do princípio, o nosso site não receberá tanto sumo se é necessário repartir o mesmo copo entre vários.

Quando é que uma estratégia de Link Juice é eficaz ou não?

O Link Juice transfere-se de forma eficaz quando provém, de links de:

  • Páginas com um conteúdo relacionado com a nossa página.
  • Páginas que tenham uma alta autoridade ou relevância, pois dispõem de um Link Juice maior para repartir, pelo que teremos mais probabilidade de obter mais Link Juice.
  • Páginas que não tenham uma grande quantidade de links salientes (diferente das link farms).

Pelo contrário, o Link Juice pode não ser transferido corretamente quando provém de:

  • Páginas com conteúdo não relacionado com o nosso.
  • Páginas que contenham uma grande quantidade de links.
  • Páginas com pouca ou nenhuma autoridade e relevância.
  • Páginas que nos vinculam com o atributo «nofollow», uma vez que esse link não transmitirá Link Juice.

É útil para SEO transferir Link Juice vinculando a páginas internas?

Claro que sim. E nas distintas estratégias de vinculação para uma correta transmissão do Link Juice que podemos implementar, a recomendação principal seria distribuir a autoridade da página principal seguindo uma estrutura hierárquica.

Um exemplo do correto uso de Link Juice começaria por ter em conta a aquitetura web. A partir da página principal vincularíamos as categorias; a partir das categorias vincularíamos as subcategorias, e a partir das subcategorias vincularíamos as fichas de produto – no caso de se tratar de fazer Link Juice num e-commerce – ou a páginas independentes.

Contudo, nem todas as páginas do nosso site têm a mesma importância estratégica, nem necessitam de receber o mesmo Link Juice, pelo que será necessário omitir as páginas que não nos interessem, como o Aviso Legal ou a secção de informação sobre a nossa empresa. Esta prática é habitual e recomendável,  e não significa ter que eliminar todos os seus links ou não indexar nenhuma página interna, e muito menos vinculá-las com atributos «nofollow» – uma vez que com essa autoridade o Link Juice perdia-se -, mas antes vinculá-las de forma estratégica.

esquema de distribuição de Link Juice

Melhorar o vinculado interno e, por consequente, a transferência interna de Link Juice, é mais simples, já que é um elemento OnPage que apenas depende de nós.

E é útil para o SEO transferir Link Juice vinculado a páginas externas?

Sem dúvida. Contudo, ao repartir a nossa autoridade entre páginas externas, isto é, alheias ao nosso site, é algo mais complexo. Se decidimos vincular uma página externa em vez de uma interna, poderíamos limitar a autoridade própria do nosso site, ao não conseguir essa retro-alimentação que conseguiríamos vinculando a outras páginas internas. Por isso, deveremos ser mais seletivos com os links externos.

Além disso, segundo o seu conteúdo, devemos valorizar o tipo de atributo para cada link. Se, por exemplo, a página externa que queremos vincular não tem uma temática relacionada com a nossa, deveremos escolher entre vinculá-la com normalidade ou com atributo «nofollow» para não transferir-lhe autoridade.

Este fator é importante já que, após o abuso do atributo «nofollow» em vários sites, o Google lançou o Penguin, uma alteração no algoritmo em 2012 no qual decidiu que a divisão de autoridade ou Link Juice já não se faria por completo entre os links sem esse atributo, apesar de haver links «nofollow», mas que se repartiria entre todos por igual, fazendo com que o Link Juice que deveria repartir-se para o link «nofollow» se perda.

Exemplo de distribuição de Link Juice com etiqueta no follow

Por que é importante uma boa estratégia de vinculação para a transmissão de Link Juice?

Uma das vantagens desta distribuição de Link Juice é que somo mais cuidadosos com o conteúdo vinculado, posto que, ao fazê-lo, estamos a indicar que se trata de páginas de qualidade. desta forma,. devemos ser muito mais estratégicos e selecionar o que queremos vincular e como fazê-lo para que nos influencie e mais nos beneficie.

Ainda, e apesar de que possamos pensar que otimizar a distribuição de Link Juice não nos beneficia, fazê-lo é totalmente necessário, dado que , por vezes, a nossa autoridade pode ser limitada – principalmente no início de um novo site após uma migração – e necessitaremos que nos vinculem para crescermos. Isto ajudar-nos-á a ter um melhor posicionamento e um maior alcance, e por conseguinte, atrair tráfego de qualidade ao nosso site.

Por último, e embora o Crawl Budget não seja um fator de posicionamento SEO, também nos beneficiará quando quisermos proporcionar ao Google menos links para rastrear, e portanto, obter uma maior frequência das visitas dos seus bots.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Por Teresa Oter

Suscríbete a
nuestro Blog

No te pierdas las últimas noticias y consejos sobre Marketing Digital.

Tu privacidad es importante para nosotros. Súmate utiliza la información que proporcionas para ponerse en contacto contigo en relación con contenido, productos y servicios relevantes para ti. Puedes darte de baja para dejar de recibir este tipo de comunicaciones en cualquier momento. Si deseas obtener más información sobre la protección de tus datos en HubSpot, consulta nuestra Política de Privacidad.