Cinco conselhos básico para otimizar conteúdo | Súmate

15 de febrero de 2019

Escrito por Juan Pina

Ao escrever o conteúdo de uma página, quer se trate de um post num blog da empresa, quer se trate da informação relativa a um produto no catálogo do seu ecommerce, deve ter em conta a difusão, e para tal é fundamental otimizar o conteúdo. Para conseguir que a sua peça seja lida pelos públicos-alvo que lhe interessam, deve saber que grande parte dos leitores ideais virão de páginas de resultados de pesquisa nos motores de busca, como o Google e outros. Portante, conseguir que a sua página esteja bem posicionada neles é essencial.

esta imagen nos muestra los consejos básicos para optimizar los contenidos

A partir desta reflexão, necessita de desenhar e colocar em prática toda uma estratégia para otimizar o conteúdo perante os motores de busca, levando-nos assim ao famoso SEO. Agências especializadas como a Súmate e outras podem proporcionar-lhe serviços nesta área. Poderá explorar tanto os aspetos técnicos desta disciplina do marketing digital, como a otimização das suas metaetiquetas ou peças de conteúdo. Para melhorar o tratamento dos motores de busca com os seus «copies», recordamos-lhe estes cinco conselhos básicos que podem servir como guia ao escrevê-los:

1. Extensão

Os conteúdos mínimos não devem estar abaixo dos trezentos ou quatrocentos caracteres, como nos diz, por exemplo, a ferramenta Yoast. Contudo, na realidade, os estudos sobre a extensão do conteúdo revelam como ideias aqueles que têm pelo menos uns dois mil e quinhentos caracteres, isto é, umas quatrocentas ou quinhentas palavras. Desta maneira melhora-se a relação entre o conteúdo específico da página e o código de programação. Além disso, esse volume de texto permite aos motores de busca ter uma ideia mais precisa do seu conteúdo e satisfazer melhor a procura dos seus utilizadores.

É necessário ter em conta, como explicará a nossa colega Gema na próxima semana, a desambiguação linguística, isto é, dar aos nossos conteúdos termos ou informação que contribuam para deixar claro perante o Google que tipo de página se apresenta.

2. Palavras-chave

imagen de keywords para optimizar el contenido

Investigue quais são as palavras-chave principais para cada um dos conteúdos, e as que, relacionadas com estas, trazem um conjunto de termos relevantes às pesquisas. Há diversas ferramentas para isso, e o mais simples passa por abrir uma conta no Google Ads e fazer uso do seu Keywod Planner. Como sabe, convém dar prioridade e visibilidade a essas palavras ao longo da peça de texto, e para tal há diversas técnicas que se referem a elementos como títulos e subtítulos, o uso de elementos de destaque, o texto alternativo das imagens, etc.

3. Descrição

Uma alta percentagem de utilizadores dos motores de busca acaba por entrar em conteúdos que, além de estarem bem posicionados entre os primeiros resultados de pesquisa orgânicos, contam com uma descrição otimizada para motores de busca. Esta deve ser específica para o conteúdo em concreto, incluir obviamente a palavra-chave e concluir dentro do espaço de caracteres atribuído.

4. Estruturação

Uma página de conteúdo bem estruturada recebe uma valorização técnica mais alta por parte dos motores de busca. Estes tenderão a considerá-la especialmente útil para as pesquisas concretas que lhe correspondam. Por isso, atribuem-lhe uma melhor posição na página de resultados de pesquisa. Dessa forma serão incrementadas as possibilidades de atrair os visitantes ideais à página. Como exemplos de uma boa estruturação do conteúdo podemos destacar os elementos de hierarquia como títulos e subtítulos, ou de ordenação como listas e enumerações.

5. Hipervinculação

É importante que o seu website tenha uma estrutura correta de links e níveis de paginação, e que cada um dos seus conteúdos tenha, sem exagerar, os links tanto internos como externos que sejam úteis para a ampliação da informação sem passar a outros conteúdos relevantes ao primeiro.

Não se esqueça que o trabalho de escrever e otimizar o conteúdo capaz de alcançar resultados mensuráveis para a atração do público adequado pode acabar por ser muito mais complicada do que pode parecer a priori. Estes cinco conselhos elementares para otimizar o conteúdo ajudá-lo-ão, mas se o seu website é muito grande e complexo (por exemplo, uma loja online), certamente necessitará da ajuda de especialistas para traçar e executar uma estratégia sofisticada de conteúdos, SEO técnico e SEO copywriting. Se é o caso, a Súmate está à sua disposição.

 

New Call-to-action

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Suscríbete a
nuestro Blog

No te pierdas las últimas noticias y consejos sobre Marketing Digital.

Tu privacidad es importante para nosotros. Súmate utiliza la información que proporcionas para ponerse en contacto contigo en relación con contenido, productos y servicios relevantes para ti. Puedes darte de baja para dejar de recibir este tipo de comunicaciones en cualquier momento. Si deseas obtener más información sobre la protección de tus datos en HubSpot, consulta nuestra Política de Privacidad.